ÁRVORES: HEROÍNAS VERDES DIANTE DA CRISE TRIPLA

Como as árvores, as florestas e as paisagens agroflorestais respondem aos desafios do clima, da biodiversidade e da desertificação

O elo inquebrável

Na primeira Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, foram criadas a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e a Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD). Trinta e dois anos depois, a interdependência desses temas está mais evidente do que nunca, e um elemento-chave da natureza continua sendo fundamental para o conjunto de possíveis soluções: árvores e florestas.

As árvores desempenham um papel crucial na luta contra as mudanças climáticas, pois absorvem as emissões de carbono e nos ajudam a nos adaptar melhor aos seus impactos. Elas abrigam vastas reservas de biodiversidade global, incluindo recursos que são essenciais para as dietas e os meios de subsistência rurais. Além disso, são uma das soluções baseadas na natureza mais eficazes para prevenir e reverter a desertificação.

Ao aproveitar o potencial das árvores, florestas e paisagens agroflorestais para enfrentar os desafios globais mais urgentes do nosso tempo, o CIFOR-ICRAF tem o compromisso de colocar as árvores no centro das estratégias que serão desenvolvidas e promovidas nas cúpulas de 2024. Esperamos que você se junte a nós.

CIFOR-ICRAF na COP29 da UNFCCCÁrvores, florestas e clima
CIFOR-ICRAF na COP16 da UNCCDSegurando o deserto
Concurso de fotografía 2024

Biodiversidade,
Clima,
Restauração