CIFOR–ICRAF publishes over 750 publications every year on agroforestry, forests and climate change, landscape restoration, rights, forest policy and much more – in multiple languages.

CIFOR–ICRAF addresses local challenges and opportunities while providing solutions to global problems for forests, landscapes, people and the planet.

We deliver actionable evidence and solutions to transform how land is used and how food is produced: conserving and restoring ecosystems, responding to the global climate, malnutrition, biodiversity and desertification crises. In short, improving people’s lives.

Parceria permite aprofundar pesquisas em temas amazônicos

Foto: ©Henrique Marques / CIFOR-ICRAF Brasil

O CIFOR-ICRAF e a Universidade Federal do Pará, por intermédio do Programa Trópico em Movimento, assinaram Termo de Cooperação. O instrumento formaliza a parceria entre as instituições que terá a duração até março de 2029, e permite a implementação de ações acordadas em plano de trabalho.

Os temas de interesse que podem ser contemplados no plano de trabalho são a elaboração de artigos científicos em conjunto, e a respectiva publicação dos mesmos; a realização de seminários científicos; a criação do Grupo de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas e Populações Amazônicas; a formalização de Estágios Acadêmicos para alunos de Graduação, entre outras iniciativas.

“O Termo de Cooperação Técnica focaliza o estabelecimento da cooperação técnico-científica para a construção de programas de pesquisa no desenvolvimento, assessoria técnica e capacitações para os protagonistas amazônicos (indígenas, quilombolas, agricultores, governos entre outros), fortalecendo a gestão de recursos naturais e o seu empoderamento, e analisando a questão da Sustentabilidade como desafio planetário”, afirmou o sociólogo e coordenador do programa Trópico em Movimento, Prof. Thomas A. Mitschein.

O programa visa contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis – no meio rural e no urbano. A atuação educacional contempla planos de ação para estabelecer sociedades capazes de suprir suas necessidades de produção – consumo e desenvolvimento, com equilíbrio entre crescimento, preservação e qualidade de vida. Busca-se a formação de recursos humanos, pesquisa e extensão, criação e/ou consolidação das cadeias produtivas sustentáveis, melhoria da gestão municipal, inclusão socioambiental de populações tradicionais e indígenas, além de integrar parcerias nas esferas públicas, privadas e/ou não-governamentais.