CIFOR–ICRAF publishes over 750 publications every year on agroforestry, forests and climate change, landscape restoration, rights, forest policy and much more – in multiple languages.

CIFOR–ICRAF addresses local challenges and opportunities while providing solutions to global problems for forests, landscapes, people and the planet.

We deliver actionable evidence and solutions to transform how land is used and how food is produced: conserving and restoring ecosystems, responding to the global climate, malnutrition, biodiversity and desertification crises. In short, improving people’s lives.

Análise arquetípica das políticas e medidas florestais: Rumo a uma nova tipologia

Export citation

Os tomadores de decisão têm acesso a uma grande e crescente caixa de ferramentas de polítcas e medidas que podem, em teoria, contribuir para reduzir o desmatamento e a degradação forestal. As teorias de médio alcance podem ser formuladas para resumir as condições sob as quais as polítcas e medidas forestais são efcazes para deter o desmatamento e a degradação forestal. Essa abordagem de diagnóstco pode, por sua vez, fornecer informações úteis para ajudar os tomadores de decisão a evitar a armadilha de soluções polítcas de tamanho único e implementar soluções polítcas bem informadas e específcas ao contexto. Um elemento-chave nesta abordagem é a construção de uma tpologia de polítcas e medidas forestais. Aqui desenvolvemos e aplicamos uma análise arquetpica das polítcas e medidas forestais como uma forma sistemátca, ascendente e replicável de construir tal tpologia. Nossa abordagem empírica baseia-se em três elementos-chave: um amplo universo de casos de polítcas e medidas forestais, uma teoria genérica de mudança (ToC) das polítcas e medidas forestais e uma lista de atributos que caracterizam essa teoria de mudança. Ao todo, identfcamos e caracterizamos 10 tpos amplos de polítcas forestais. Por um lado, essas abrangem soluções históricas destnadas a mudar o comportamento dos produtores, tais como polítcas de comando e controle e incentvos econômicos. Por outro lado, eles abrangem polítcas emergentes do lado da demanda e polítcas que desencadeiam mecanismos psicológicos, como o pertencimento social.
Download:

DOI:
https://doi.org/10.17528/cifor-icraf/008979
Altmetric score:
Dimensions Citation Count:

Related publications