CIFOR–ICRAF publishes over 750 publications every year on agroforestry, forests and climate change, landscape restoration, rights, forest policy and much more – in multiple languages.

CIFOR–ICRAF addresses local challenges and opportunities while providing solutions to global problems for forests, landscapes, people and the planet.

We deliver actionable evidence and solutions to transform how land is used and how food is produced: conserving and restoring ecosystems, responding to the global climate, malnutrition, biodiversity and desertification crises. In short, improving people’s lives.

Cooperação do Brasil para o Desenvolvimento da Agricultura: um estudo preliminar sobre o programa ProSavana, em Moçambique, com implicações para as florestas

Export citation

Este estudo faz parte de um projeto maior, Novas Tendências de Desenvolvimento Sul-Sul e Floresta Africana, realizado no Gabão, Moçambique e Camarões. Em Moçambique, o projeto concentrou-se no programa trilateral Brasil-Japão-Mozambique ProSavana. Durante o início do estudo, havia pouca informação ou trabalho existente sobre o tema. Este documento deve, portanto, ser tratado como um estudo preliminar. Durante o curso deste estudo, apenas alguns artigos baseados em pesquisa de campo foram publicados, e os primeiros resultados estão, em grande parte, alinhados com esta pesquisa. Este trabalho complementa a literatura existente, através de adicionar a profundidade de entrevistas de campo em Nampula e Zambézia, bem como uma análise do relatório preliminar do ProSavana, o qual se tornou disponível em maio de 2013.

Este documento revela grandes equívocos sobre o programa ProSavana e o modelo agrícola que será implementado pelo programa. A inadequação da equipe do programa ProSavana em comunicar de forma eficaz a missão, os métodos e o conteúdo do programa, tem levado a sociedade civil a olhar para o Proceder em busca de pistas sobre como o ProSavana se desenvolverá em Moçambique. No entanto, os resultados das visitas de campo, entrevistas com várias partes interessadas e uma revisão dos documentos do projeto Prosavana apresentados neste estudo revelam que o ProSavana não será uma réplica do PROCEDER e as estratégias propostas se alinham bem com a estratégia agrária de Moçambique, conhecido como PEDSA e, por extensão o Programa Compreensivo de Desenvolvimento da Agricultura Africana (CAADP). O ProSavana deve, portanto, ser avaliado por seu próprio mérito.


Download:

DOI:
https://doi.org/10.17528/cifor/006293
Altmetric score:
Dimensions Citation Count:

    Publication year

    2017

    Authors

    Ekman, S.-M.S; Macamo, C.S.

    Language

    Portuguese

    Keywords

    research, trade, sustainability, industry, investment, agriculture

    Geographic

    Gabon, Mozambique, Cameroon

Related publications