CIFOR–ICRAF publishes over 750 publications every year on agroforestry, forests and climate change, landscape restoration, rights, forest policy and much more – in multiple languages.

CIFOR–ICRAF addresses local challenges and opportunities while providing solutions to global problems for forests, landscapes, people and the planet.

We deliver actionable evidence and solutions to transform how land is used and how food is produced: conserving and restoring ecosystems, responding to the global climate, malnutrition, biodiversity and desertification crises. In short, improving people’s lives.

Análise das políticas de investimento da China no exterior

Export citation

Nos últimos anos, em linha com a estratégia Going Out (Indo para fora) da China anunciada em 2000, as atividades de investimento da China no exterior têm aumentado muito e com taxas crescentes. Até o final de 2009, o valor total do investimento estrangeiro direto (IED) da China atingiu USD 5,6 bilhões. Diversas políticas têm desempenhado um papel importante na concretização dessa tendência através da facilitação e do incentivo para que empresas chinesas invistam no exterior. Este documento de trabalho resume essas políticas com base em uma análise das mudanças políticas ao longo do tempo e identifica as principais forças motrizes dessas mudanças. Este documento também destaca algumas questões-chave de pesquisa relevantes para uma compreensão profunda dos impactos do comércio e investimento chinês na África. O projeto "Comércio e investimento chinês na África: Avaliação e monitoramento de trade-offs para economias nacionais, meios de subsistência locais e ecossistemas florestais", lançado em março de 2010, tem como objetivo promover a compreensão dos impactos sociais, econômicos e ambientais do investimento chinês em commodities ou setores que afetam as florestas e os meios de subsistência na África (por exemplo, madeira, mineração e agricultura) e reforçar a capacidade dos tomadores de decisão do governo, da sociedade civil e do setor privado de aprovar reformas para maximizar os benefícios sociais e econômicos e, ao mesmo tempo, minimizar os efeitos adversos.
Download:

DOI:
https://doi.org/10.17528/cifor/004376
Altmetric score:
Dimensions Citation Count:

Related publications