O CIFOR-ICRAF promove a coesão social, a ação coletiva e a participação de organizações de jovens, criando uma ponte entre os tomadores de decisão europeus – que influenciam a mudança do uso da terra no Sul Global por intermédio de doadores públicos e do setor privado – e o conhecimento e a experiência acumulados pelas carteiras de projetos e parcerias do CIFOR-ICRAF na Ásia, América Latina e África.
O que dizem os números
1
País
2
Projetos
Principais destaques de 2023
Tendo em vista que as políticas agrícolas, comerciais e energéticas europeias têm um grande impacto no Sul Global, o CIFOR-ICRAF tem tudo para desempenhar um papel preponderante de ligação, dada a nossa ampla experiência direta com comunidades agrícolas e florestais, bem como nosso longo histórico de apoio a políticas dos governos.
Em 2023, lançamos uma Diretoria Europeia em Bonn, Alemanha, como um centro para os nossos pesquisadores baseados na Europa. Essa diretoria lança mão de nossos parceiros globais e conhecimentos para ajudar a resolver problemas na Europa, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, compartilhando experiência e atuando como consultores. A Diretoria também abriga o Fórum Global de Paisagens (GLF), que é a maior plataforma mundial sobre paisagens sustentáveis e inclusivas pautada pelo conhecimento. (Veja os destaques do GLF em 2023 na seção sobre o GLF neste relatório).
As atividades do CIFOR-ICRAF consideram explicitamente as diversas entidades políticas da região: os governos nacionais dos 27 Estados Membros da UE e dos países associados à UE, bem como a Comissão Europeia com seus diferentes departamentos. Por intermédio de nosso escritório internacional em Bonn, trabalhamos em três áreas temáticas principais para resolver os problemas europeus:
- Políticas e programas – Trabalhamos com países e povos produtores de commodities para mitigar os efeitos emergentes negativos das políticas europeias, programas de desenvolvimento criados na Europa e práticas comerciais e esquemas operacionais das empresas europeias. Também ajudamos a formar a compreensão e a maximização dos efeitos positivos das atuais políticas europeias nos países do Sul Global. Além disso, auxiliamos entidades do setor privado no desenvolvimento de abordagens que as ajudem a responder aos padrões ESG europeus, especificamente no que diz respeito à transição para cadeias de valor isentas de desmatamento e para a agricultura regenerativa.
- Intervenção técnica direta – O CIFOR-ICRAF agrega valor por meio de nossa perspectiva exclusiva e de nossa experiência em eliminar segregações entre produtores e pesquisadores, amparada por nosso profundo conhecimento e experiência no desenvolvimento de tecnologias e mecanismos agroflorestais. Em termos técnicos, isso inclui a adoção de nossa abordagem Opção por Contexto, o reconhecimento da diversidade e a seleção de componentes (por exemplo, espécies de árvores) para satisfazer condições específicas. No que tange a processos, mobiliza pesquisadores, produtores e ativistas atuando em estreita colaboração; apoia os produtores na aprendizagem; e incorpora a pesquisa a um marco de ações.
- Gestão do conhecimento – Nos concentramos especificamente nos jovens como agentes de transformação, fortalecendo nossa proximidade e parcerias existentes com universidades da Europa para estabelecer redes e programas de pesquisa aplicada. O GLF oferece uma potente plataforma com 33 membros fundadores, que já é bem reconhecida e empregada pelos governos de Luxemburgo e da Alemanha para promover seus objetivos. Os usuários podem se conectar com os mais de 60 mil jovens da iniciativa Jovens do GLF em Paisagens, bem como com a Academia de Paisagens do GLF para acessar e desenvolver programas e cursos de aprendizagem.