Sobre o Paisagens Resilientes
Paisagens Resilientes é um braço do CIFOR-ICRAF para o setor privado criado para estimular investimentos de impacto em larga escala em soluções baseadas na natureza (SbN). A natureza precisa de financiamento e o financiamento precisa de conhecimento. Por mais óbvio que isso possa parecer, essas sinergias não surgem espontaneamente. São necessárias equipes híbridas como a do Paisagens Resilientes para interconectar efetivamente as esferas acadêmica, empresarial e pública. Atuando como uma ponte entre a ciência e o setor privado, o Paisagens Resilientes incorpora o conhecimento de mais de 800 membros da equipe internacional do CIFOR-ICRAF na estrutura de projetos financiáveis de alto impacto. Ao contribuir para a luta contra a mudanças climática e a perda de biodiversidade de forma sinérgica, o Paisagens Resilientes gera co-benefícios ambientais e sociais. As avaliações ambientais, sociais e de governança do Paisagens Resilientes são robustas e pautadas pela ciência, com indicadores e resultados de impacto claros para permitir ao setor privado fazer transformações reais para a natureza e as pessoas.
Em 2023, o Grão-Ducado de Luxemburgo e o CIFOR-ICRAF criaram a incubadora Resilient Landscapes Luxembourg (RLL) para fazer a ponte entre ciência de ponta e oportunidades de investimento de alto impacto em SbN. A missão da RLL Incubator é acelerar e ampliar investimentos em paisagens sustentáveis visando uma ação climática urgente, ao mesmo tempo em que presta serviços técnicos pré-financiados selecionados para projetos SbN de primeira linha oriundos da carteira de pesquisa do CIFOR-ICRAF. Lançando mão da ciência e da experiência do CIFOR-ICRAF em silvicultura, agrossilvicultura e desenvolvimento, a incubadora se concentra na incubação de projetos SbN terrestres e costeiros voltados para a resiliência ambiental. A colaboração forma alianças entre empresas, investidores, governos e agricultores, com ênfase no nexo clima-biodiversidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Resilient Landscapes Luxembourg (RLL)
A incubadora RLL oferece acesso a informações e conhecimentos direcionados, potencializando assim a ciência para eliminar o risco financeiro de projetos SbN. O CIFOR-ICRAF, por meio de sua assistência técnica à base de ciência e evidências, e do direcionamento de financiamento por intermédio da RLL, permite o aprimoramento da qualidade da tomada de decisões no nível de projetos SbN. Ao exibir excelência por resultados, a RLL Incubator visa demonstrar a viabilidade e o desempenho aprimorado de oportunidades de investimento de alto impacto. Já foi lançado o primeiro lote da programação de projetos da RLL, e o segundo lote está programado para o terceiro trimestre de 2024. Um comunicado de imprensa específico sobre o lançamento da Resilient Landscapes Luxembourg (RLL) pode ser acessado aqui.
Paisagens Resilientes e Unilever
Desde 2021, o Paisagens Resilientes vem assessorando o Fundo Clima e Natureza da Unilever, no valor de um bilhão de euros, desde a estratégia até a implementação, aplicando ciência e especialidade na concepção de projetos como elementos-chave para a tomada de decisões. O foco principal vai para projetos de restauração e conservação da natureza e produção sustentável a partir de sistemas de produção equitativos e positivos para a natureza. Um parceiro emblemático como a Unilever é um trampolim para o Paisagens Resilientes continuar a ganhar exposição aos desafios e tendências do setor privado, confiança do setor privado para ajudar a expandir ainda mais os mandatos de pesquisa e desenvolvimento do CIFOR-ICRAF e visibilidade e credibilidade de um conjunto de parceiros de grande visibilidade mobilizados pela Unilever.
Paisagens Resilientes e Planète Urgence: Identificando áreas prioritárias de restauração florestal no Benim, Madagascar, Indonésia e Equador
Em 2023, como parte do projeto encabeçado pela Planète Urgence, uma ONG francesa, o Paisagens Resilientes realizou a coleta e avaliação de todos os dados nacionais de Equador, Benim, Madagascar e Indonésia para identificar áreas prioritárias para a restauração florestal. O objetivo da avaliação foi a identificação de ações e esforços de restauração prioritárias da Planète Urgence nos quatro países-alvo indicados onde as SbN e a restauração de ecossistemas naturais teria alto impacto na biodiversidade e no clima. Além disso, a análise se concentrou na identificação de áreas nas quais os investimentos em SbN podem ter impactos positivos nos ecossistemas e na biodiversidade. A colaboração com a Planète Urgence permitiu ao Paisagens Resilientes explorar dados científicos para identificar onde a restauração de ecossistemas por meio de investimentos em SbN poderia gerar impactos importantes para a natureza e o clima.
Estudos sobre áreas prioritárias para restauração nos quatro países:
Estudo sobre áreas prioritárias para restauração: Equador
Estudo sobre áreas prioritárias para restauração: Benim
Estudo sobre áreas prioritárias para restauração: Indonésia
Estudo sobre áreas prioritárias para restauração: Madagáscar