Para enfrentar os desafios urgentes dos sistemas alimentares globais, o CGIAR e o Centro de Pesquisa Florestal Internacional e o Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (CIFOR-ICRAF) anunciaram seu compromisso com uma maior colaboração para acelerar a transformação dos sistemas alimentares, terrestres e hídricos em face da crise climática.
Esse esforço conjunto aproveitará a experiência de ambas as entidades e avançará em uma ambiciosa programação conjunta para tratar de questões como degradação da terra, desmatamento, perda de biodiversidade e esgotamento de recursos hídricos.
O ponto central da colaboração é o reconhecimento do papel indispensável das florestas e das árvores no enfrentamento dos desafios globais. O acordo garante que a transformação do sistema agroalimentar englobe todos os setores relevantes, incluindo sistemas agroflorestais, caça, pesca, culturas e pecuária.
A colaboração foi consolidada em 7 de junho de 2024, quando as partes alinharam seu compromisso com uma abordagem de paisagem e ecossistema por meio de um Comunicado Conjunto.
Ambas as partes trabalharão para formalizar um relacionamento ideal. O One CGIAR saúda o engajamento contínuo e próximo do CIFOR-ICRAF no processo de elaboração do Portfólio de Pesquisa do CGIAR 2025-2030.
O CIFOR e o ICRAF são centros de pesquisa do CGIAR que trabalham para apoiar paisagens biodiversas e resilientes por meio do poder de florestas, árvores e solos saudáveis.
Leia o comunicado conjunto (em inglês): CIFOR-ICRAF e the Integrated Partnership