CIFOR-ICRAF aborda retos y oportunidades locales y, al mismo tiempo, ofrece soluciones a los problemas globales relacionados con los bosques, los paisajes, las personas y el planeta.

Aportamos evidencia empírica y soluciones prácticas para transformar el uso de la tierra y la producción de alimentos: conservando y restaurando ecosistemas, respondiendo a las crisis globales del clima, la malnutrición, la pérdida de biodiversidad y la desertificación. En resumen, mejorando la vida de las personas.

CIFOR-ICRAF produce cada año más de 750 publicaciones sobre agroforestería, bosques y cambio climático, restauración de paisajes, derechos, políticas forestales y mucho más, y en varios idiomas. .

CIFOR-ICRAF aborda retos y oportunidades locales y, al mismo tiempo, ofrece soluciones a los problemas globales relacionados con los bosques, los paisajes, las personas y el planeta.

Aportamos evidencia empírica y soluciones prácticas para transformar el uso de la tierra y la producción de alimentos: conservando y restaurando ecosistemas, respondiendo a las crisis globales del clima, la malnutrición, la pérdida de biodiversidad y la desertificación. En resumen, mejorando la vida de las personas.

CIFOR–ICRAF publishes over 750 publications every year on agroforestry, forests and climate change, landscape restoration, rights, forest policy and much more – in multiple languages.

CIFOR–ICRAF addresses local challenges and opportunities while providing solutions to global problems for forests, landscapes, people and the planet.

We deliver actionable evidence and solutions to transform how land is used and how food is produced: conserving and restoring ecosystems, responding to the global climate, malnutrition, biodiversity and desertification crises. In short, improving people’s lives.

Diálogos agroflorestais: Metodologia desenvolvida pelo CIFOR-ICRAF fortalece o planejamento de Sistemas Agroflorestais

Texto e fotos: Vitória Alves – Edição: Denise Oliveira 

Aplicação de questionário PLANTSAFs em Tomé-Açu, Pará, Brasil. Foto: Vitória Alves / CIFOR-ICRAF Brasil

Avaliar e monitorar Sistemas Agroflorestais (SAFs) em diferentes contextos, a partir de um olhar integrado das propriedades rurais. Esse é o principal objetivo do PLANTSAFS: Planejamento e avaliação para tomada de decisão em sistemas agroflorestais. Desenvolvido pelo CIFOR-ICRAF, o PLANTSAFS é uma metodologia de pesquisa qualitativa que possibilita compreender a fundo os contextos das famílias agricultoras e propor soluções adaptadas às suas necessidades, preferências e aspirações. 

A equipe do CIFOR-ICRAF no Brasil esteve reunida em Tomé-Açu (PA), entre os dias 1o e 4 de outubro, para treinamento sobre a metodologia e aplicação de questionários. A principal novidade é que a metodologia passou por adaptações após a avaliação da própria equipe do CIFOR-ICRAF, que atualizou as perguntas do questionário de acordo com a realidade do nordeste do Pará. A atividade faz parte do programa ARCA – Agricultura Regenerativa para a Conservação da Amazônia.  

Equipe de técnicos e pesquisadores do CIFOR-ICRAF realiza pesquisa com os agricultores do Projeto de Assentamento Tropicália, localizado no Nordeste do Pará. Fotos: Vitória Alves / CIFOR-ICRAF Brasil

Um dos objetivos do ARCA é criar uma Rede de Unidades Demonstrativas de Soluções baseadas na Natureza. As Unidades Demonstrativas (UDs) representam uma ferramenta prática para exemplificar a implementação de Soluções baseadas na Natureza, como Sistemas Agroflorestais, Restauração Ecológica e o Manejo Sustentável de Produtos da Sociobiodiversidade. 

Esses processos são conduzidos por meio de um diálogo colaborativo entre as famílias que se dispõem a liderar uma UD em suas propriedades e os técnicos do CIFOR-ICRAF Brasil e instituições parceiras do ARCA. A troca de experiências promove a disseminação das práticas no território, num formato de co-aprendizagem com as comunidades, integrando pesquisa, extensão rural e inovação de forma participativa e contínua.  

Equipe de técnicos e pesquisadores do CIFOR-ICRAF realiza pesquisa com os agricultores do Projeto de Assentamento Tropicália, no Nordeste do Pará. Fotos: Vitória Alves / CIFOR-ICRAF Brasil
Área onde será implantada a Unidade Demonstrativa do programa ARCA no Projeto de Assentamento Tropicália (PA). Foto: Vitória Alves / CIFOR-ICRAF Brasil

“O PLANTSAFs nos permite conhecer o contexto dos agricultores, conhecer suas propriedades, a área em que as Unidades Demonstrativas vão ser implantadas. A gente entende os atributos do solo, da vegetação e o perfil das famílias. Através do processo de planejamento, avaliação e monitoramento, fortalecemos a relação entre técnicos e comunidade, além de ser possível fazer uma análise comparativa. Assim, temos elementos para refletir sobre diferentes tipos de manejos, arranjos e quais os impactos socioeconômicos e biofísicos das nossas intervenções.”, explica Saulo Souza, coordenador do Programa de Pesquisa do CIFOR-ICRAF no Brasil.  

Os sistemas de produção, quando são bem planejados e manejados, promovem a qualidade de vida das famílias agricultores, além da manutenção de recursos, conciliando a produção com conservação. Analisar o contexto regional e local, envolvendo agricultores no processo até a tomada de decisão é um desafio, mas faz a diferença para o sucesso dos SAFs. 

Saiba mais sobre o programa ARCA em: Agricultura Regenerativa para a Conservação da Amazônia – ARCA (cifor-icraf.org)